sexta-feira, 6 de julho de 2012

Alterações nas unhas podem indicar problemas de saúde!!!!

Carência de nutrientes, como zinco, ferro, cobre ou água, pode ser diagnosticada por meio desta parte do corpo

                                           Produzir unhas saudáveis é uma tarefa complexa

Quer uma fonte confiável que revele como anda sua saúde? Basta fazer um check-up nas suas unhas. Manchadas ou quebradiças, com aspecto opaco ou arroxeadas, elas indicam que algo não anda bem no organismo. Isso acontece porque produzir unhas saudáveis é uma tarefa complexa. Caso falte algum nutriente — como zinco, ferro, cobre, água — a matriz ungueal, responsável pelo crescimento, faz com que esta delicada parte do corpo não tenha uma boa qualidade.

O diagnóstico preliminar por meio das unhas é tão eficaz que muitos médicos pedem para ver as mãos dos pacientes durante o exame clínico.

— Qualquer alteração patológica nas unhas deve ser observada com rigor, pois sinalizam desde falta de nutrientes, estresse e micoses até problemas mais sérios, como cirrose hepática, insuficiência renal e endocardite (a inflamação do revestimento interior do coração, geralmente provocada por bactérias) — afirma o dermatologista Guilherme de Almeida.

Outras causas das unhas fracas são problemas como dermatite de contato, lúpus eritematoso (doença crônica que causa inflamações em várias partes do corpo) e até mesmo problemas circulatórios periféricos, cardiológicos e intestinais. Na maior parte das vezes, as manchinhas esbranquiçadas e pequenas são resultado de batidas leves que provocam pequenos traumas na matriz ungueal. Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista. A presença desses sinais pode indicar inúmeros problemas de saúde, possíveis ameaças ao bom funcionamento do organismo e até o uso de determinados medicamentos, como antibióticos.

Segundo artigo de Robert Baran, criador do primeiro centro de diagnóstico e tratamento das doenças das unhas, publicado na revista Scientific American Brasil, as unhas convexas e sem brilho são típicas de portadores de doença cardíaca ou pulmonar crônica. E as unhas côncavas, especialmente em crianças, podem indicar um possível déficit de ferro.

De olho nas mãos
:: Manchas brancas: anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias a esmaltes, sabões e detergentes), psoríase, micoses, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal.

:: Amareladas: comuns em fumantes, também indicam uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (precursor da vitamina A, encontrado em cenoura, beterraba, mamão), diabetes, micoses e males do fígado.

:: Arroxeadas: micoses, tumores, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lúpus eritematoso.

:: Esverdeadas ou com inchaços, vermelhidão e dor que se expande ao redor dos dedos: infecções bacterianas e micoses.

:: Metade branca, metade avermelhada: problemas renais.

:: Faixas negras: disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma).

:: Fracas, secas, quebradiças, com tendência à descamação: falta de cálcio, além de zinco e vitaminas A, B e E. Também pode indicar anemia e hipotireoidismo.

fonte: zero hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário